Meu Ar Condicionado Split não Gela, Veja o que Fazer!

Aprenda como resolver os problemas mais comuns com o seu ar condicionado quando ele para de gelar antes de chamar a assistência técnica.

Por: em 1 de agosto de 2017
Resolver problemas com o Ar Condicionado

Com verões cada vez mais quentes no Brasil fica quase impossível viver sem um ar condicionado dentro de casa, principalmente em cômodos onde a maior parte do dia sofre com a incidência direta do sol.

Pela facilidade de instalação, menos ruído e economia de energia, a preferência atualmente tem sido pela instalação dos ar condicionado modelos split, nele tudo é perfeito até que por algum motivo para de gelar como deveria, se você está passando por este problema e o ar não fica mais na temperatura certa, veja como possivelmente resolver o seu problema.

Slipt não refresca o ambiente

Se o seu ar condicionado perdeu somente um pouco do desempenho possivelmente o problema é na limpeza do aparelho, comece limpando a unidade interna (evaporadora), abra a tampa, retire os filtros e primeiramente com um pincel macio retire a sujeira grossa limpando cuidadosamente.

Como limpar o Ar Condicionado Slipt

Depois lave os filtros em água corrente e deixe secando ao ar livre, de preferência no sol, nunca coloque os filtros úmidos no aparelho. Em caso de dúvidas de como retirar o filtros da unidade interna consulte o manual do aparelho.

Se o problema ainda não foi resolvido limpe a unidade externa (condensadora), basta borrifar água nas serpentinas e na grade para tirar a poeira acumulada.

Outro procedimento altamente recomendado é fazer um reset no aparelho, para isso desligue a energia, retire as pilhas do controle e aguarde 5 minutos, em seguida recoloque as pilhas e ligue o aparelho, em muitos casos somente isso já resolve o problema que é muito comum principalmente nos aparelhos da Samsung.

Não sai ar gelado do Ar condicionado Split

Ar condicionado não gela

Se você liga o ar condicionado e mesmo após algum tempo não sai nenhum ar nem mesmo fresco, veja se a unidade externa (condensadora) está funcionando, se o motor estiver parado desligue a energia do aparelho (tomada ou disjuntor) aguarde 5 minutos e ligue novamente. Se isso não foi o suficiente para a condensadora voltar a funcionar o técnico terá que ser chamado.

O problema mais comum para o ar condicionado parar de gelar é a falta e/ou vazamento de gás, se você passou todo o inverno sem ligar o seu ar condicionado existe uma grande possibilidade do gás precisar ser novamente calibrado.

Somente o técnico consegue detectar com certeza se o aparelho necessita deste tipo de manutenção mas você pode suspeitar observando alguns detalhes:

  • Deixe a temperatura o mais baixo possível (normalmente 16ºC) e repare se após um tempo o ar condicionado está armando e desarmando a unidade externa seguidas vezes (não funciona para inverter).
  • Veja se um dos canos de cobre na unidade externa está congelando assim que o ar é ligado, este é um forte indicativo de falta de gás caso aconteça.
  • Repare se os canos estão com uma aparência oleosa próximo as conexões/roscas, se possível, com o ar em funcionamento molhe as conexões com espuma de sabão e repare se existe algum vazamento.

Normalmente a troca de gás não é um serviço caro, dependendo o seu modelo de slipt como os inverter que usam gás ecológico o serviço fica em torno de 250 reais, para evitar este tipo de problema evite ficar longos períodos sem usar o aparelho.

Outros possíveis problemas, principalmente na parte mecânica e elétrica, somente podem ser identificados pelo técnico, então se você não conseguiu resolver o problema seguindo estas dicas deverá agendar uma visita técnica com um profissional de sua região.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *