Como fazer Arroz Soltinho, Receita Perfeita!

Aprenda como fazer arroz soltinho de forma perfeita de um jeito simples e fácil usando cebola ou alho.

Por: em 22 de março de 2017
Como fazer arroz

O arroz é o prato mais consumido e popular no Brasil sendo praticamente a base da alimentação de todos, por ser um prato tão importante em nossa culinária é preciso saber fazer um arroz perfeito que fique bem gostoso e soltinho.

Se o seu arroz não dá certo e fica duro ou mole demais, aprenda agora como fazer um arroz soltinho com várias dicas que poderão salvar o seu almoço!

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz
  • 1/2 cebola grande batida
  • Óleo ou gordura de porco

Como fazer

Nem nossa receita, vamos usar a cebola ou invés do alho mas caso seja de sua preferência, basta substituir por 3 dentes grandes de alho.

O primeiro segredo para fazer um arroz bem soltinho é escolher um arroz de primeira (Tipo 1) de boa qualidade, existem algumas marcas que nem milagre dão jeito nele, para descobrir a melhor marca somente testando com as que tem disponíveis em sua região, mas por regra quanto mais caro o pacote, melhor ele é.

Como fazer arroz soltinho perfeito

Lave bem o arroz até tirar toda a água branca/turva que sai dele e em seguida deixe escorrendo. Bata ou pique meia cebola e em uma panela com tampa refogue bem com óleo ou gordura de porco (banha). Quando a cebola estiver bem dourada, baixe o fogo, coloque o arroz e dê uma rápida refogada.

Agora cubra com água (temperatura ambiente) o arroz, uma dica para água é que quanto maior a quantidade de arroz, menor será o nível de água acima dele, por exemplo um arroz para festas a água nem chega a cobrir o arroz, e claro, isso também varia de marca para marca, algumas precisam de mais outras menos água, a quantidade certa para o ponto de sua preferência vem na base do teste.

Coloque sal a gosto e cozinhe em fogo alto com a tampa semi aberta até a água começar a secar, depois coloque em fogo baixo e quando já estiver praticamente seco afofe o arroz com um garfo e então é somente servir!

Dicas: Se você errar um pouco a mais na quantidade de água, deixe o arroz cozinhando com a tanta totalmente aberta, isso faz a água evaporar mais rápido e reduz o cozimento do arroz.

Caso tenha colocado pouca água, experimente o arroz na fazer final de cozimento, se ainda estiver muito duro você pode colocar mais um pouquinho de água (não muito) e deixar tampado em fogo baixo.

Agora que você já sabe como fazer um arroz simples, confira também a nossa receita de arroz carreteiro e surpreenda seus convidados.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *