Como Fazer Pirão de Carne Assada

Aprenda como fazer um pirão de carne de forma bem simples e passo a passo, confira nossas dicas para fazer o pirão perfeito.

Por: em 25 de agosto de 2017

Caldo, água e farinha, ingredientes simples para um prato muito popular e saboroso. Muito usado na culinária Angolana, o pirão faz um grande sucesso aqui no Brasil e é muito difundido na culinária mineira.

Perfeito para ser acompanhado um um arroz branco, o pirão pode ser preparado com diversos caldo ou as borras, como um caldo de peixe, galinha, carne e legumes.

Outra varição bem comum do pirão é ser preparado com o caldo de feijão, conhecido em algumas regiões do Brasil como Tutu.

Se você deseja fazer um pirão de carne perfeito de forma bem simples e ainda com várias dicas, confira agora a nossa receita e também sugestões de preparo e acompanhamento.

Ingredientes

  • borra de carne assada
  • farinha de mandioca
  • 1 cebola média
  • cebolinha verde
  • pimenta do reino

Como fazer

Como fazer pirão de carne assada

Na receita não existem quantidades pois vai variar de acordo com a quantidade de borra de carne que você tenha. Primeiramente bata meia cebola em uma panela de tamanho adequado e refogue com um pouco de banha ou óleo até dourar bem.

Deixe o fogo baixo e cubra com um bom volume de água, adicione a borra de carne, mexa bem para dissolver e com a água ainda morninha coloque um pouco da farinha de mandioca, mas fique atento aos seguintes detalhes.

Não use farinha torrada, o resultado não será bom. A água não pode estar fervendo, se ela estiver quente demais a farinha vai empelotar e não misturar, caso seja necessário colocar mais farinha com a mistura quente, primeiro a dissolva em água de temperatura ambiente.

A farinha rende bastante no pirão, portando coloque uma quantidade bem pequena e caso seja necessário vá adicionando mais. Mexa bem para não empelotar até pegar a consistência certa, esta parte pode ser feita em fogo alto.

Caso você tenha pouca borra para dar gosto no pirão, use um caldo de carne em tablete antes de colocar a farinha. Vá mexendo até chegar na consistência de seu agrado, acerte o sal, coloque um pouco de cebola batida e pimenta a gosto. Ao final, na hora de desligar o fogo adicione cebolinha verde a gosto.

Sugestão: Se você quiser incrementar este pirão, uma boa sugestão é adicionar bacon fritinho, calabresa e torresmo, sirva com um arroz branco, uma maionese ou salada de folhas e a própria carne assada.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *