Como Fazer Torresmo Crocante (Na Panela e Pressão)

Aprenda como fazer um torresmo crocante bem fácil na panela normal ou então na panela de pressão para ser servido como petisco.

Por: em 1 de agosto de 2017
Receita torresmo crocante panela pressão

Com sua origem em Portugal, o torresmo é uma das grandes iguarias saboreadas aqui no Brasil e muito popular na cultura mineira, sendo servido como aperitivo ou ingrediente para vários pratos como por exemplo o a feijoada e o feijão tropeiro.

Além de acompanhamento, o torresmo se tornou um dos aperitivos mais cobiçados nos barzinhos e combina perfeitamente como a cerveja de final de semana, também ganhou um novo destaque entre as pessoas que seguem a Dieta Low Carb por ser uma ótima fonte de gordura.

Se você sempre quis fazer aquele torresmo bem crocante igual dos botecos e também gordura (banha) para deixar suas receitas mais saudáveis e gostosas, veja agora duas formas de se fazer um torresmo perfeito!

Torresmo de panela

Como Fazer torresmo sequinho crocante

Ingredientes

  • Toucinho de porco
  • Sal a gosto

Como fazer

Para fazer o torresmo diretamente na panela é necessário antes escolher o corte certo, a primeira dica é evitar o toucinho de barriga e qualquer pedaço que tenha carne entre a gordura.

Se a parte escolhida tiver carne somente no final da gordura, este é um bom corte, primeiro retire a carne deixando somente gordura e pele, prefira também um toucinho mais gordo e se possível de porco caipira.

Agora apenas tempere com um pouco de sal a gosto e leve para cozinhar em fogo alto com um pouco de água, em média apenas 1 dedo de água no fim da panela é o suficiente para começar a soltar a gordura. É importante não colocar qualquer outro tempero para fazer este torresmo ou ele vai ficar duro.

Deixe a panela tampada no inicio do cozimento e vá mexendo aos poucos para não colar no fundo, assim que a água estiver quase secando você deve passar a mexer o toucinho constantemente.

Quando a gordura começar a soltar pode acontecer de expirar gordura, para evitar isso basta ir mexendo bem e se necessário coloque em fogo médio.

Na maioria das vezes o torresmo vai começar a criar um certo tipo de espuma, este é um bom sinal, significa normalmente que o toucinho é bom, se a panela for muito pequena, reduza um pouco o fogo e mexa mais rápido para reduzir a espuma.

O grande segredo para o torresmo ficar bem crocante é o ponto final, ele precisa ficar bem moreninho e começar a estalar a pele, não retire assim que ele começar a estalar, a famosa pururuca, espere ele começar a aumentar de tamanho mas tome cuidado para a gordura e o torresmo não queimarem.

Agora retire o torresmo passando para um recipiente com um papel toalha de preferência e deixe esfriar, não tampe o torresmo até chegar perto da temperatura ambiente ou o vapor pode deixar ele duro e murcho.

Torresmo na Panela de Pressão

Ingredientes

  • Toucinho de porco
  • Alho a gosto
  • Sal a gosto
  • Óleo ou gordura

Como fazer

Para este tipo de torresmo você pode utilizar sem problemas o toucinho de barriga ou qualquer outro corte que tenha carne. Primeiro tempere com alho socado, sal e pimenta do reino a gosto.

Retire a borracha da tampa da panela de pressão, coloque um pouco de óleo ou gordura de porco e leve para cozinhar em fogo alto por volta de 20 – 30 minutos com a tampa fechada (sem a borracha), mexendo de vem em quando para não colar no fundo e fritar bem.

Após ficar bem dourado basta retirar os torresmo para um recipiente com papel toalha, esperar esfriar e saborear esta delícia junto com um limão branco.

Lembre-se sempre de armazenar bem a gordura que vai sobrar após o preparo do torresmo, ela pode ser usada para cozinhar fazendo a substituição dos óleos vegetais. A gordura de porco é muito mais saudável para o preparo de alimentos.

2 Comments

  1. Irene Rocha Eto 12 de outubro de 2017 at 01:12

    Eu gostei muito da receita.
    Obrigada

  2. Irene Rocha Eto 12 de outubro de 2017 at 01:13

    Muito bom!
    Obrigada

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *