Como fazer Batata Sauté Tradicional (Receita Simples)

Aprenda como fazer uma deliciosa e fácil receita de batata sauté e saiba quais são os melhores acompanhamentos e como servir este prato.

Por: em 27 de Março de 2018

Se você precisa de um acompanhamento fácil de fazer mas que seja bem requintado, conheça a batata sauté. Típica da culinária francesa o nome desta receita vem de “saltear”. Que é aquela clássica técnica de fritura usando pouca gordura.

Se você não tem habilidade ou experiência neste técnica, fique tranquilo, é possível fazer usando uma colher. Confira abaixo como preparar este famoso acompanhamento e também nossas dicas de como servir a sua batata.

Ingredientes

  • 10 batatas bolinhas
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Pimenta do reino
  • Salsinha e cebolinha verde
  • Azeite

Como Fazer

Como fazer batata Sauté

Em uma panela grade coloque água para ferver. O suficiente para cobrir todas as batatas. Assim que levantar a fervura adicione 2 colheres de sopa de sal e as batatas com casca.

Deixe cozinhando por volta de 4 – 6 minutos, dependendo do tamanho das batatas. Você também pode usar a batata lavada tradicional, neste caso leve para cozinhar cortada em cruz.

É importante não cozinhar muito as batatas. Você vai precisar delas bem firmes para serem salteadas na manteiga. Após cozidas, deixe escorrendo até secar bem.

Você pode preparar as batatas com a casca ou então retirar após cozidas. Se quiser elas mais gratinadas, corte as bolinhas ao meio.

Agora em uma frigideira grande coloque a manteiga e um fio de azeite para aquecer. Em fogo baixo vá salteando as batatas com cuidado. É possível também fazer esta receita usando margarina, porém o resultado é melhor na manteiga. O azeite evita a manteiga escurecer demais além de ajudar no sabor.

Caso você não tenha experiência em saltear, use uma colher e misture com muito cuidado para não desmancharem.

Após ficar bem douradas, junte a pimenta do reino, salsinha e cebolinha verde a gosto, misture rapidamente e desligue o fogo. Você também pode usar páprica picante para dar uma cor e um sabor especial. Sirva bem quente.

Acompanhamentos para Batata Sauté

Na culinária francesa normalmente a batata sauté é usada para acompanhar carnes, em especial um filé ou medalhão. Mas ela vai muito bem junto com um arroz branco e qualquer outra carne. Até mesmo um peixe com molho ou um frango cai bem.

Para aquele almoço completo de domingo, faça uma farofa com banana, uma salada de folhas também é uma ótima pedida.

Com essas sugestões fica bem fácil você preparar um belo almoço de domingo. Por exemplo um arroz branco, carne assada, frango ou peixe com molho, batata sauté, farofa e uma salada de folhas, não tem como não agradar toda a família.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *