Como Fazer Canjiquinha Cremosa Mineira

Aprenda como preparar uma deliciosa receita de canjiquinha amarela mineira que combina perfeitamente com costelinha de porco e couve refogada.

Por: em 20 de junho de 2017
Como fazer canjiquinha da roça

A canjiquinha é uma das grandes iguarias presentes na culinária brasileira, tem o perfeito sabor da roça e combina perfeitamente com os dias frios.

Este é um prato simples mas que requer um longo tempo de preparo, em nossa receita mostramos como fazer a canjiquinha corretamente e ao final você também vai encontrar sugestões de acompanhamento.

Se você sempre quis fazer esta receita mas tinha medo, veja agora passo a passo como preparar uma canjiquinha caseira de forma bem fácil e sem erros.

Ingredientes

  • 2 xícaras de canjiquinha amarela
  • 1/2 xícara de fubá fino
  • 1/2 cebola
  • 4 dentes grandes de alho
  • sal, pimenta do reino e cebolinha verde a gosto

Como fazer

Como fazer canjiquinha mineira

Primeiro em uma panela bem grande coloque a canjiquinha e cubra com água, mexa um pouco para levantar toda a sujeita e troque a água, repita o processo mais algumas vezes até parar de subir qualquer impureza.

Leve para cozinhar em fogo médio com bastante água por volta de 30 minutos, adicione mais água caso seja necessário. Agora em um recipiente coloque água em temperatura ambiente e dissolva o fubá e adicione a mistura a canjiquinha, (nunca coloque o fubá direto na canjiquinha quente pois ele vai empelotar).

Agora em fogo baixo deixe a canjiquinha cozinhando por volta de 1h30m, vá adicionando água caso seja necessário, você pode deixar a panela meia tampada durante o cozimento ou usar uma tampa com uma boa saída de vapor.

Em uma frigideira bata a cebola e o alho, leve para refogar com óleo ou gordura de porco (banha) até dourar bem, misture o refogado na canjiquinha e deixe cozinhando por mais alguns minutos, adicione o sal a gosto, pimenta do reino e quando desligar o fogo coloque também cebolinha verde.

Caso sirva a canjiquinha pura, indicamos para acompanhar uma couve refogada, caldo de feijão e costelinha de porco, que combina perfeitamente para os dias mais frios.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *